quarta-feira, 5 de agosto de 2009

E a lei antifumo gera discussão...





Mais uma polêmica é lançada no país. Sancionada pelo governador José Serra, entra em vigor, no próximo dia 07 de agosto, a lei antifumo no Estado de São Paulo, que proíbe o consumo de cigarro e derivados do tabaco em locais de uso coletivo.
E faço questão de registrar aqui meu posicionamento totalmente favorável a tal iniciativa.
O uso do cigarro, como é sabido, não é proibido no nosso país, embora seja um grande veneno à saúde, o que também não é nenhuma novidade. Porém, é curioso como pelo fato de o consumo de tabaco, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas, não serem atitudes ilícitas, as pessoas fiquem com uma sensação de não serem tão nocivas à saúde, como as demais substâncias por lei proibidas.
Não posso querer eu agir como palmatória do mundo (no caso, do país) e discriminar os fumantes, pelo fato de fazerem algo com o qual eu não concordo. O que não aceito, por considerar uma atitude, no mínimo, desrespeitosa, é ter que aturar um indivíduo eliminando fumaça tóxica no meu rosto, sem nem reparar a crise de espirros que isso me acarreta (rsrs).
Várias cidades de países desenvolvidos já adotaram medidas semelhantes, o que significa não ser isso um "bicho de sete cabeças". Aliás, fiquei admirada ao reparar que muitos fumantes concordam com dita medida, demonstrando que o povo brasileiro está bem mais consciente.
Quanto aos que não concordam... É lei, resta apenas que os paulistas acatem. Só imagino eu que tal situação possa vir a ser um tanto desagradável aos donos de estabelecimentos, visto serem eles os responsabilizados em caso de não cumprimento da referida lei. Os frequentadores de bares e restaurantes de São Paulo, provavelmente terão que assistir muitas cenas de alterações por parte de alguns clientes resistentes em obedecer a medida, o que é um exagero, tendo em vista que poderão seguir usufruindo da nicotina em locais abertos ou mesmo em suas residências.
Queria eu que o nosso Estado do Rio Grande do Sul tivesse a mesma iniciativa. Como seria bom chegar de uma festa, de um bar, e não sentir o tão "agradável" aroma de fumaça emanando dos cabelos e da roupa...

4 comentários:

  1. "...é ter que aturar um indivíduo eliminando fumaça tóxica no meu rosto, sem nem reparar a crise de espirros que isso me acarreta (rsrs)."
    Eu ri!

    Confesso que seria mto interessante chegar em casa com os cabelos e as roupas smell free.

    Já pensou em mandar teus textos pro jornal, rapariga?! São muito bons e interessantes, eles podem querer publicar :D

    beeeijo

    ResponderExcluir
  2. O tema drogas x permissão é complicado. Concordo com essa medida legal, mas acho que é uma hipocrisia a lei cair em cima do tabaco e não ser tão presente, por exemplo, no que diz respeito a regulação da emição de gases poluentes dos canos de descarga de veículos. É tóxico também, mata também e detrói o planeta. Ou o uso desmedido de ansiolíticos. Ou o excesso de cafeína e açúcar em refrigerantes. Enfim, acredito que o que rege a pressão legal são (infelizmente) interesses econômicos.
    Gostei do blog :)

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, concordo com a Denny... teus textos deveriam ser publicados em outros lugares... mais pessoas merecem ter acesso a textos tão bons!!!

    Concordo totalmente!! Respeito a decisão de cada um. Todos estão cientes dos males acarretados, mas se mesmo assim insistem... fazer o que??

    Pelo menos que façam isso longe de quem não gosta!! Muitas pesquisas já comprovaram que pessoas que não fumam quando estão em ambientes como festas, acabam atuando como fumantes "passivos" e ao final da festa estão com os níveis de substâncias tóxicas elevadíssimos, assim como aqueles que fumaram a noite toda!


    (ihh , acho que me revoltei.. hehe)

    LINDO TEXTO!!

    Bjão!!! Te amo!! ;)

    ResponderExcluir
  4. tati! que bom te encontrar aqui! :)
    que texto ótimo, escreves muito bem!
    e concordo contigo quanto ao teu posicionamento, ficaria extremamente feliz se acontecesse o mesmo no nosso estado!
    beijão!

    ResponderExcluir