quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 no Rio


A moda agora é falar nas Olimpíadas de 2016 no Rio.
Então vamos lá.
Eu, como uma incansável questionadora, principalmente das situações, em geral, inusitadas ocorridas no meu país, logo que soube quem sediaria as Olimpíadas, achei o maior absurdo. Mas, resolvi me informar a respeito dos prós e contras de tal situação.
Primeiramente, tenho que reconhecer a popularidade do nosso Presidente da República no exterior. Não escondo de ninguém que não gosto dele, para mim o povo foi muito “sem noção” ao colocar novamente no poder um cara que se meteu em tanto absurdo – por sinal até hoje não entendi o motivo de terem feito impeachment para o Collor (muito justo, por sinal) e quanto ao Lula, nada ter acontecido diante de tantas evidências – mas isso é outro assunto.
Tenho que reconhecer que o Excelentíssimo Senhor Luís Inácio conseguiu o que nenhum outro conseguiu – colocar o Brasil em uma posição de destaque junto a outros países importantes do mundo.
Para mim – minha humilde e leiga opinião – nosso governante, vem lutando muito para o tal reconhecimento no exterior, mas esquecido dos graves problemas do cotidiano brasileiro. Em todo o caso, um ponto negativo não anula um positivo.
O que decorre é que toda essa luta de uma forma ou de outra contribuiu para a escolha do Rio de Janeiro para ser a cidade sede das Olimpíadas daqui a seis/ sete anos.
Penso que meu país tem inúmeros problemas gravíssimos que são simplesmente ignorados pelas autoridades. E já que estamos falando do Rio de Janeiro, cito o tão famigerado problema do tráfico de drogas – que se distribui por todo o país, mas que é mais fácil de ser compreendido e visto pelo povo, quando falamos no Rio.
O Brasil tem também o problema da eterna e tão falada desigualdade social.
A questão dos presídios, que mais parecem campos de concentração e que não ressocializam ninguém.
Enfim, não vou eu ficar aqui enumerando nosso caos. Uma, porque não teria espaço e outra, porque todos sabem quais são os nossos problemas.
Tenho uma dúvida; será que Brasília faz algum tipo de magia capaz de transformar uma pessoa de esquerda, absolutamente defensora das causas sociais, em uma criatura completamente oposta, ou será que existe algo muito poderoso e que desconhecemos, capaz de calar quem não segue a linha que TEM que ser seguida?
Sim, porque não é possível que o governo consiga tirar o foco de toda a evidência das questões urgentes que existem para serem resolvidas, e focar em questões típicas de países que não tem problemas como os nossos, e que podem despender seu tempo se preocupando com a sede de uma Olimpíada, por exemplo.
Para os amantes dos esportes, concordo plenamente que será maravilhoso para o Brasil.
Para a economia, também parece que será muito bom (digo “parece” porque aqui os dinheiros, entram, saem, voam, são aplicados em obras fantasmas – enfim é uma bagunça danada – vamos torcer para que, desta vez, a grana que for gerada não tenha perninhas).
Para o nome do Brasil também será excelente, desde que corra tudo bem, é claro.
Mas não vai ser bom para meus ouvidos, que nos próximos sete anos não vão ouvir outra coisa além de todos os noticiários e meios de comunicação voltados para as Olimpíadas!
Não quero ser pessimista. Tomara que isso contribua para o crescimento da minha pátria amada idolatrada, apesar de tudo. Que os preparativos para 2016 fiquem prontos a tempo (tempo recorde, diga-se de passagem), para não pagarmos um mico histórico. Que não aconteçam arrastões, nem sequestros, nem subornos, nem vendas de drogas (utopia, será? rsrs). Que o fato de sediarmos as Olimpíadas, gere no povo um sorriso, uma esperança, uma alegria merecida. E que nossos grandes e verdadeiros problemas, não sejam esquecidos.
Agora, na boa, foi ridículo ver o Rio de Janeiro decretando ponto facultativo para festejar tal situação. Ô povo que não gosta de trabalhar! Que fizessem um happy hour, então...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verdade!
    Temos infinitos problemas no nosso país que deveriam ser priorizados...
    Mas eu, como um apaixonado por esportes, não tenho como negar que gostei da notícia, imaginando a grandeza do evento a ser realizado e que eu poderei estar assistindo tudo ao vivo, uma oportunidade única.
    Na hora ja me preocupei com medo de que o Brasil não consiga estar pronto a tempo... e seja um fracasso, isso pq conheço o país que vivo!! Mas vou tentar não ser pessimista...
    Tudo isso tem um porém. Imagina todos os problemas que temos... e o governo não toma atitude nenhuma nunca... Pelo menos o Rio deve ser benificiado com esses jogos Olímpicos, pois no projeto está previsto um esquema de segurança amplo, transporte, a algumas estruturas enormes que seriam aproveitadas pós jogos permanentementes... espero que fique pronto e seja verdade!!
    É isso.. o BLOG é teu, já escrevi demais!! heheheheós
    Mas mesmo com a revolta te comunico: Nós vamos!! hahaha (é sério)

    Bjusss!! TE AMOO!!!!

    ResponderExcluir